Disseminação de Conhecimento: como a informação se espalha e
por que as pessoas compartilham conhecimento, memes, fofocas e boatos.
Este livro é o terceiro de uma série ou trilogia sobre
conhecimento, começando com estes dois:
LOH, Stanley. De onde
vem o Conhecimento: depois do diálogo entre Sócrates e Teeteto. Porto
Alegre, 2018.
LOH, Stanley. Memória
organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos
explícitos e tácitos. Porto Alegre, 2018.
Resumo:
Este livro procura estudar como conhecimentos e
informações se espalham, procurando auxiliar os que pretendem melhorar suas
técnicas de comunicação, levando informação de mais qualidade, alcançando mais
pessoas e as pessoas certas, aumentando a velocidade da disseminação e
utilizando os recursos apropriados.
Na parte II, veremos como se deu a evolução da disseminação
de conhecimento e informações durante a evolução do próprio gênero Homo,
incluindo o surgimento da linguagem, da escrita e do alfabeto.
Na parte III, apresentamos os aspectos e fatores envolvidos
na disseminação, tentando explicar como a informação se espalha. Esta seção
discute como o tipo de rede física ou social pode interferir, como certos tipos
de pessoas impulsionam a disseminação numa rede, a força do hábito e da
imitação, a influência do grupo sobre indivíduos, a confiança e a reputação, a
atenção e as limitações da memória humana, etc. A seção também defende com
argumentos que o meio interfere na disseminação, ou seja, compara formatos como
texto, imagens e sons, e debate a comunicação verbal e a não verbal, dando
ênfase aos meios digitais.
Na parte IV, o livro debate o que motiva as pessoas a
compartilharem informações, sejam boas ou ruins, sejam verdades ou boatos. Esta
seção traz estudos científicos sobre técnicas de motivação de pessoas para o
trabalho e discute fatores como incentivos financeiros, fama e exibicionismo,
cooperação e virtude, altruísmo e reciprocidade, prazer e felicidade.
Na parte V, é discutida uma lista de barreiras à
disseminação de conhecimento e informações.
A parte VI trata dos sistemas de recomendação, que são
ferramentas e técnicas baseadas em software e sistemas de Inteligência
Artificial, responsáveis por filtrar e encaminhar informações para pessoas, sem
mesmo que estas precisem solicitar ou dizer do que precisam.
A parte VII traz discussões sobre técnicas e ferramentas
para análise da disseminação. O uso de representações gráficas como grafos e
diagramas podem ajudar a entender o processo de disseminação e até mesmo
auxiliar em cálculos de velocidade e alcance.
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