segunda-feira, 22 de julho de 2013

Modelo para avaliação da maturidade da gestão da inovação

Uso este espaço para apresentar o TCC do aluno Douglas Groff, do curso de Sistemas de Informação da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil): "Avaliação de maturidade de gestão da inovação: proposta de modelo e pesquisa com empresas de TI."

O trabalho traz um modelo (descrito abaixo) para avaliar a maturidade da gestão da inovação em empresas. São analisados 12 critérios, considerados necessários para uma boa gestão de inovação. Cada critério é avaliado segundo 5 níveis de maturidade, seguindo o modelo CMM para qualidade de software, o qual deu origem a diversos modelos de maturidade.

O TCC ainda apresenta os resultados de uma pesquisa com empresas de TI do Rio Grande do Sul, usando este modelo, e análises qualitativas de dois casos de empresas inovadoras.

Como o modelo está em construção e avaliação, críticas e sugestões são bem-vindas. 

Elementos ou Critérios


Os elementos ou critérios são avaliados conforme níveis de maturidade.

Níveis de maturidade da Gestão da Inovação:
1= nível inicial: atividades ad hoc, a empresa não tem ou não há na empresa características ou elementos para inovação.
2= nível repetitivo ou repetitível: a empresa consegue repetir algumas iniciativas de inovação.
3= nível definido ou planejado: a empresa já consegue planejar futuras iniciativas ou documentar anteriores.
4= nível gerenciado, controlado, mensurado: há métricas para avaliar a inovação.
5= nível otimizado ou de melhoria continua: a empresa define metas e após alcançá-las consegue definir melhorias continuamente.


1.     Estratégia de Inovação (Gerenciamento do Portfólio de Inovações)

– Como a empresa direciona as iniciativas de inovação? Como a empresa prioriza as iniciativas de inovação ?
Nível 1, inicial: a inovação é feita de forma ad hoc, sem regras ou orientações.
Nível 2, repetitível: os projetos de inovação são avaliados de forma ad hoc, sem um processo ou setor definido.
Nível 3, definido: há um comitê formalmente estabelecido para avaliar as propostas de inovações .
Nível 4, gerenciado: além do comitê, há métricas bem definidas para avaliar novas propostas de inovações, definir prioridades e para avaliar os projetos de inovação após sua execução com o objetivo de medir seus resultados. São estabelecidos planos de inovações em etapas, com visão de longo prazo.
Nível 5, otimizado: além dos anteriores, as inovações anteriores são avaliadas anualmente e as prioridades são refeitas também anualmente.

2.     Processo de Inovação

– Como as oportunidades de inovação são gerenciadas, desde sua geração até o desenvolvimento e implantação ?
Nível 1, inicial: não há um processo estabelecido e a inovação é feita de forma ad hoc, por iniciativas individuais; cada caso é avaliado em separado; poucas inovações já foram realizadas na empresa.
Nível 2, repetitível: não há um processo definido, mas a empresa já teve diversos projetos de inovação.
Nível 3, definido: há um processo definido e documentado, sobre os passos e etapas da inovação. Há formas de avaliar o alinhamento da inovação com o planejamento da empresa (por exemplo, integrar com BSC).
Nível 4, gerenciado: além de haver um processo definido, há indicadores quantitativos que servem para medir o processo (exemplo: tempo de desenvolvimento, custos, número de pessoas envolvidas) .
Nível 5, otimizado: são estabelecidas metas para os indicadores quantitativos, e avaliadas periodicamente.

3.     Técnicas e Ferramentas para Inovação

– A empresa utiliza meios para gerar e desenvolver inovações ?
Nível 1, inicial: a empresa não consegue identificar técnicas, métodos ou ferramentas para serem utilizadas no processo de inovação (geração e avaliação de ideias, desenvolvimento, implantação, avaliação de resultados de inovações).
Nível 2, repetitível: as pessoas que fazem inovação utilizam algumas técnicas, métodos ou ferramentas, mas não há definição de padrões, nem compartilhamento de informações, nem técnicas modernas para inovação.
Nível 3, definido: há orientações para uso de técnicas, métodos e ferramentas para inovação, mas não há uma metodologia pré-definida e aceita por toda a empresa, que integre técnicas, métodos e ferramentas de todas as etapas. A empresa utiliza técnicas modernas como Design Thinking, métodos de criatividade, análise SWOT, ciclo PDCA.
Nível 4, gerenciado: há uma metodologia para o processo de inovação, contendo diferentes técnicas, métodos e ferramentas, e integrando todos as etapas. Sistemas automatizados (software) são utilizados em algumas etapas do processo.
Nível 5, otimizado: todas as etapas da metodologia são feitas com apoio automatizado, incluindo software para design, workflow, armazenamento e recuperação de informações, medição de desempenho (BPMS), avaliação de ideias, prioridades e resultados, gerência de projetos.

4.     Estrutura para Inovação

– Onde está no organograma da empresa a atividade de inovação ?
Nível 1, inicial: não há um setor ou divisão responsável pela inovação na empresa.
Nível 2, repetitível: alguma pessoa dentro da organização centraliza a tarefa de organizar a inovação.
Nível 3, definido:  há formalmente uma divisão presente no organograma da empresa, responsável pela inovação, mas ainda abaixo de outros departamentos; há cargos definidos dentro deste departamento para inovação.
Nível 4, gerenciado: há um departamento exclusivo para a inovação, mas está no mesmo nível dos demais departamentos.
Nível 5, otimizado: há um departamento mas ele está localizado de forma estratégica no organograma da empresa, cruzando todos os demais departamentos.

5.     Liderança para Inovação

– Como é a definição de cargos e funções para a inovação? Como é o envolvimento do alto escalão ? Como os níveis hierárquicos estão envolvidos no processo de inovação ?
Nível 1, inicial: não há um responsável pela organização da inovação na empresa.
Nível 2, repetitível: há um responsável, com cargo definido, mas não há envolvimento do alto escalão.
Nível 3, definido: há responsáveis pela inovação em todos os níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), reunidos num comitê e periodicamente discutindo a inovação na empresa. As ideias transpassam os 3 níveis. Cada colaborador é orientado a repassar as ideias de inovação para seus superiores.
Nível 4, gerenciado: há um grupo multidisciplinar, envolvendo os 3 níveis organizacionais e composto por profissionais de diversas áreas do conhecimento; há reuniões mensais e anualmente o nível estratégico (patrocinadores) participa das discussões.
Nível 5, otimizado: os diversos departamentos da empresa são visitados por este comitê para coleta de informações sobre inovações (ideias, propostas ou mesmo aquelas já em uso). Há consultores externos auxiliando o comitê interno.

6.     Banco de Ideias para Inovação

– Como a empresa organiza as ideias de inovação ?
Nível 1, inicial: não há um repositório centralizado com as ideias de inovação.
Nível 2, repetitível: as ideias de inovação são registradas por um responsável por organizá-las.
Nível 3, definido: há um banco de dados com ideias de inovação catalogadas (classificadas por assunto e outros atributos), e cada colaborador pode incluir registros de novas ideias para inovação.
Nível 4, gerenciado: o banco de ideias é centralizado, mas o acesso a suas informações é compartilhado por colaboradores com diferentes níveis de segurança. Há detalhes das ideias e pré-projetos.
Nível 5, otimizado: o banco de ideias é avaliado pelo comitê de inovação.

7.     Avaliação de Ideias de Inovação

– Como a empresa avalia as ideias de inovação ?

Nível 1, inicial: as propostas de inovação são avaliados subjetivamente.
Nível 2, repetitível: são utilizadas métricas para avaliar quantitativamente as propostas de inovação.
Nível 3, definido: as métricas de avaliação somente são usadas internamente nos departamentos (somente a nível operacional), e geralmente focando redução de custos.
Nível 4, gerenciado: são feitos estudos de impacto no negócio, a nível estratégico e tático, e as propostas de inovação são avaliados conforme seu alinhamento com o negócio. São utilizadas metodologias de BIM (Business Impact Management. As métricas incluem avaliações de retornos financeiros tais como aumento de receitas, novos clientes, novos negócios.
Nível 5, otimizado: são feitas estimativas de custos para desenvolvimento e implantação da inovação e estudos de ROI previsto.

8.     Resultados da Inovação

- Como a empresa avalia os resultados das inovações geradas ?
Nível 1, inicial: a empresa não avalia os resultados, não sabendo medir custos nem ROI.
Nível 2, repetitível: a empresa avalia de forma subjetiva os resultados das inovações.
Nível 3, definido: são utilizadas métricas para avaliar o ROI das inovações (payback, retorno financeiro, aumento de vendas, redução de custos, NPV), mas apenas em alguns casos e somente uma vez após o projeto finalizado.
Nível 4, gerenciado: são utilizadas métricas para avaliar o ROI das inovações  e isto é feito para todos os projetos e propostas de inovação, periodicamente, mesmo para projetos já finalizados e inovações já em produção.
Nível 5, otimizado: as métricas são avaliadas anualmente, mesmo após as inovações estarem em uso, e são estabelecidas metas para novas inovações e para inovações em uso com o intuito de reavaliá-las, podendo inclusive haver eliminação de inovações.

9.     Cultura de Inovação

– Como a empresa estimula a inovação ?
Nível 1, inicial: não há incentivos à inovação, nem como recebê-las ou avaliá-las.
Nível 2, repetitível: as ideias de inovação são bem-vindas, registrada e avaliadas, mas não há recompensas para quem as produz.
Nível 3, definido: há recompensas para quem dá ideias ou para quem complementa ideias de inovação.
Nível 4, gerenciado: as recompensas são calculadas de acordo com métricas de resultados da inovação. Há meios de incentivar ideias mesmo fora da área do colaborador. Os colaboradores que contribuem com ideias podem participar de alguma forma dos projetos de inovação associados a suas ideias. 
Nível 5, otimizado: as recompensas são definidas como num jogo (gameficação), havendo pontuação conforme resultados e profundidade da ideia.

10.Investimentos para Inovação

– Como as iniciativas de inovação são financiadas ?
Nível 1, inicial: não há item no orçamento destinado à inovação.
Nível 2, repetitível: o orçamento contempla valores destinados à inovação, mas não há regras, e os valores são definidos de forma subjetiva.
Nível 3, definido: há regras, métricas e limites para investimentos em inovação. As fontes dos recursos são bem conhecidas e diversificadas. Há iniciativas para captura de investimentos externos para serem aplicados à inovação.
Nível 4, gerenciado: é definido um percentual das receitas ou do lucro para ser investido na gestão da inovação na empresa.
Nível 5, otimizado: são definidas metas crescentes para o % de investimentos internos na inovação.

11.Relacionamentos para Inovação

- Como a empresa utiliza seus parceiros (clientes e forncedores) na geração e refinamento de ideias ? De que forma a empresa analisa o mercado para gerar inovação ?
Nível 1, inicial: não incentivos nem meios de receber inovações vindas de fora da empresa.
Nível 2, repetitível: a empresa registra sugestões vindas de clientes ou fornecedores.
Nível 3, definido: a empresa estimula sugestões externas e há pesquisas com clientes e fornecedores para avaliação de produtos e serviços e para coleta de melhorias possíveis.
Nível 4, gerenciado: além dos anteriores, há um setor de inteligência competitiva, analisando concorrentes e o mercado.
Nível 5, otimizado: o setor de Inteligência Competitiva tem um processo bem-definido e uma organização clara, com funções e cargos. São feitas análises de cenários prospectivos. Os parceiros (clientes e fornecedores) estão envolvidos nos projetos de inovação.


12.Pessoas Especiais para Inovação

– Como a empresa gerencia os visionários e gênios da inovação ?

Nível 1, inicial: não há visionários dentro da empresa ou a empresa não pode identificá-los.
Nível 2, repetitível: a empresa consegue identificar pessoas com visão de futuro, de mercado e de inovações.
Nível 3, definido: a empresa destina cargos e funções para estes visionários.
Nível 4, gerenciado: há visionários dentro da empresa e são utilizadas empresas de consultoria e futurólogos externos.
Nível 5, otimizado: além das anteriores, a empresa analisa a história passada dela mesma, da sociedade e da Humanidade para gerar inovação. São feitos estudos de cenários futuros, utilizando análise de risco, probabilidades e impactos.




Referências:


- Octógono da Inovação da Innoscience



- CMM - Capability Maturity Model da Carnegie-Mellon University

Morris Langdon, The Innovation Master Plan. Innovation Academy, 2011.

PEARSON Academia, Criatividade e Inovação. 2011.

POSSOLLI Gabriela, Gestão da Inovação e do Conhecimento. Coleção Gestão Empresarial, 2012. vol 2.

SCOTT Anthony, O Livro de Ouro da Inovação, 2012.


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