sábado, 22 de outubro de 2016

A História da Inovação e do Empreendedorismo no Brasil (livro grátis FREE E-BOOK)

Apresento aqui meu livro mais recente, mais importante e mais trabalhoso. Foram 5 anos de pesquisa, buscando dados históricos e estatísticos para compreender a situação atual do Brasil. A ideia inicial era pesquisar por que alguns países são ricos e outros são pobres. Mas eu queria situar o Brasil neste contexto. Por isto, busquei a história da inovação e do empreendedorismo no Brasil, desde Cabral até hoje. Mas também pesquisei a situação em outros países, sejam ricos ou em desenvolvimento (os grupos BRICS e MINT). Por isto então, são também apresentados dados de outros países para comparação com o Brasil.

Para baixar o livro grátis, clique aqui. 



Resumo do livro:
Este não é um livro de economia. É um livro de história que trata de questões econômicas e ajuda a entender a situação atual do Brasil reconstruindo sua trajetória. Em especial o livro procura refazer esta trajetória comparando nossas escolhas com os caminhos percorridos por outros países.
São 5 anos de pesquisa que resultaram em mil páginas sobre o assunto. A 1a parte do livro faz um resumo dos eventos principais em relação a inovação e empreendedorismo desde a descoberta do Brasil até os dias atuais. A 2a parte discute em detalhe os fatores que distinguem países ricos e pobres, posicionando o Brasil através de dados históricos e estatísticos e comparando nossas situações passada e presente com as de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os fatores incluem: tamanho territorial e da população, geografia, clima, recursos naturais, colonização, imigrantes, comércio exterior, capital externo, agricultura, indústria, serviços, dívidas, exportações e importações, inflação, participações em guerras, educação, saúde, desigualdade e pobreza, pesquisa e desenvolvimento, patentes, influência e poder do governo X liberdade, corrupção e privilégios, legislação e burocracia, pirâmide populacional e previdência social, força e estabilidade das instituições, influência das religiões, infraestrutura, produtividade, violência e crimes, cultura e criatividade do povo. São quase mil páginas, contendo também mais de 150 gráficos e mais de 200 tabelas com dados históricos, estatísticos e atualizados.

Para baixar o livro grátis, clique aqui. 

Formas de citação:

Loh, Stanley. A História da Inovação e do Empreendedorismo no Brasil - e comparações com outros países. Porto Alegre, 2016.

Loh, Stanley (2016) A História da Inovação e do Empreendedorismo no Brasil - e comparações com outros países. Porto Alegre, 2016.

Prefixo Editorial: 916683
Número ISBN: 978-85-916683-5-9

Copyright © by Stanley Loh
Todos os direitos reservados.






 

4 comentários:

Randolfo Decker disse...

Caro Stanley, muito grato pelo compartilhamento desse enorme acervo, de forma gratuita. Baixei o livro e, como apaixonado pelo tema, vou absorver com calma. Parabéns pelo trabalho e pela contribuição (e exemplo) com todos aqueles comprometidos com o real desenvolvimento brasileiro. Tua obra assemelha-se à tese de doutorado de Marilena Chauí, que gerou o livro "A Nervura do Real: Espinosa e a questão da liberdade", com mais de mil páginas. Aliás, Espinosa (1650) foi muito além dos grandes pensadores da atualidade, merendo o tributo de uma brasileira.
Ainda não posso comentar tua obra, porém, num primeiro olhar, gostei do aspecto histórico e político do empreendedorismo e inovação no Brasil, sem esquecer do fator cultural herdado que explica questões endêmicas da nossa realidade atual.
Desejo-lhe muitas alegrias e sucessos. Conte comigo.
Abraço
Randolfo Decker
Florianópolis-SC

Stanley Loh disse...

Obrigado, Randolfo. Espero que o livro seja útil. Se houver críticas e sugestões, pode fazer por aqui. Abraço.

Unknown disse...

Caro professor Stanley, digo assim pois fui seu aluno na ULBRA, que abordagem interessante.
Parabéns e sucessos.
Abraços
Analberto Pizzio

Luis Patrucco disse...

Caro Colega Agradeço muito tua generosidade. Esta obra vai ser de grande valia para contextualizar minhas aulas.