terça-feira, 6 de novembro de 2018

Informação é poder - o capital atual


“Capital” é tudo que dá vantagem de uns sobre outros.
Quando os humanos eram nômades, o capital era a força, o fogo e as armas.
Com o advento da agricultura, o capital passou a ser a terra. Que tinha terra, podia produzir, ter comida, excedentes para troca. E isto durou toda a idade média, inclusive com guerras por terras.
Depois, o capital passou a ser quem tinha dinheiro para fazer comércio ou para emprestar (os bancos).
Com a revolução industrial, o capital passou a ser a posse de máquinas (bens de produção).
Atualmente, o capital é a informação e o conhecimento.
Tudo isto é bem explicado no livro “A 3ª Onda” de Alvin Toffler (da década de 80).

A informação e o conhecimento são importantes para: gerar inovações, reduzir custos, aumentar receitas, conquistar clientes, obter vantagens competitivas no mercado. Isto é bom para empresas.

Mas engana-se quem acha que a informação é o novo capital só por isto. Informação é poder. Mas como meio de manipulação. O assunto da moda é Fake News.

Ortega y Gasset (“A rebelião das massas”) escreveu sobre o homem-massa, o “maria vai com as outras”. E como este homem-massa é utilizado como massa de manobra para rebeliões.

George Orwell (“1984”) descreveu a importância de manipular informações, mas não só sobre o presente. A grande artimanha era recontar a história de maneira a obter vantagens.

Mario Vargas Llosa (“A Civilização do espetáculo”) descreve a decadência da cultura pelo mau gosto da maioria. E como pessoas comuns acabam seguindo a massa sem se dar conta.  

Surowiecki escreveu sobre “A sabedoria das massas/multidões”. Mas há também a burrice ou tolice das massas. Nem sempre, a voz do povo é a voz de Deus.

Malcolm Gladwell (“O ponto da virada”) fala da importância dos eleitos para difundir informações. Entre eles incluem-se: os que possuem muitas conexões sociais (entre estes, os influenciadores digitais), os especialistas em assuntos e aqueles que conseguem usar de persuasão sobre outros.

Somos prosumidores de informação. Consumimos e produzimos informações. E também difundimos o que os outros produzem. O meio é a mensagem (McLuhan). Dominar os meios de comunicação é tão importante hoje em dia quanto ter dinheiro. Se bem que, um puxa o outro.

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