quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Como tomar decisões?


Imagine-se numa encruzilhada tendo que escolher qual caminho seguir (e não poder ficar parado).
Como você toma esta decisão?




Intuição

Se você não tiver dados sobre os caminhos possíveis, pode usar a intuição ou “voz interior”. A superstição também ajuda, porque você pelo menos não ficará parado.

Heurísticas

Heurística é uma regra R que funcionou bem para resolver um problema P. Então uma regra R2 (semelhante mas não necessariamente igual a R) poderá resolver um problema P2 (semelhante a P).
Isto significa resgatar as suas experiências anteriores, comparar problemas e soluções. Talvez seja necessário adaptar uma solução anterior (criar uma nova).
Funciona também como analogia. Por exemplo, em situações semelhantes anteriores, qual caminho você escolheu ? Como julgou ou comparou as alternativas disponíveis?

Observação e imitação

Fique observando o comportamento dos outros. Que caminhos escolhem ?
Você pode seguir a maioria (sabedoria das massas ou multidões).
Mas seria bom tentar entender por que alguns tomam um caminho e outros escolhem outro. Que variáveis associam uma pessoa a uma escolha ?

Experimentação

Você pode experimentar um dos caminhos e, se não gostar ou não der certo, voltar e tentar o outro. Isso é tentativa e erro. Há um custo (ir e voltar). E talvez você não possa voltar. Então, nem sempre se pode usar esta técnica.

Simulação

Com os dados que você coletou sobre a situação toda, construa um modelo teórico e o avalie teoricamente.
Com este modelo, simule o que aconteceria se você escolhesse cada um dos caminhos possíveis (“E se eu fosse por aqui ... o que poderia acontecer?”).
Pense de forma sistêmica, ou seja, procure entender tudo o que está envolvido. Por exemplo, o que há em cada caminho e também o que há envolta de cada caminho.

Análise estatística

Se você tiver dados históricos sobre como os caminhos já foram percorridos e os resultados obtidos, faça correlações entre variáveis e o resultado final.
Você precisará amostras significativas para não deturpar a análise.

Previsão

Se tiver histórico e um modelo, poderá tentar prever o que pode acontecer no final de cada caminho.
Avalie custos e benefícios de cada opção.
Pode usar uma matriz com multicritérios ponderados, para compara numericamente cada opção.

Combinação de técnicas

Intuição e heurísticas podem ajudar a descobrir que variáveis devem ser analisadas pela análise estatística (ou que dados coletar).
Observação pode ajudar a montar modelos e fazer simulações.
A análise estatística dá base para as previsões.
A experimentação pode ajudar a coletar dados iniciais.


Nenhum comentário: