terça-feira, 24 de setembro de 2019

11 razões por que eu só compro e-books (livros eletrônicos)

Eu uso aplicativos como Kindle, Moon Reader ou Mobi Reader, para ler livros eletrônicos (formatos pdf, mobi, etc.).
Estes aplicativos funcionam em qualquer tipo de celular ou tablet e também têm versões para PC (desktop).

Aqui vão as razões por que só compro livros eletrônicos (e-books):

1) são mais baratos que livros em papel e não precisam pagar frete. Tu compra e já recebe no dispositivo móvel, na mesma hora.

2) tenho quase todos os meus livros no dispositivo (celular) ou na nuvem. Não preciso transportar livros físicos.
Se quero reler um livro, ele já está comigo.

3) a leitura é mais fácil, porque não preciso segurar um livro físico que é mais pesado. E passar páginas também é mais fácil. Dá para segurar o celular com uma mão e passar páginas sem usar a outra.

4) pode-se aumentar o tamanho da letra. Além disso, dá para alternar entre fundo e cor de letra (branco x preto). Letra branca no fundo preto é melhor para ambientes com pouca luz.

CUIDADO: em geral, os arquivos pdf aparecem como imagens. Então, ao aumentar o tamanho da letra, na verdade ele aumenta a imagem. E aí a linha fica maior que a largura da tela. Para ler é ruim porque precisa deslocar o texto para os lados. Mas no aplicativo Moon Reader, tem uma opção para extrair o texto da imagem. Assim, é possível colocar o tamanho de letra que quiser, e ele ajusta a linha para caber na largura da tela.

5) dá para ler no escuro e sem incomodar o parceiro ou parceira. Basta configurar a luminosidade. Assim, posso ler em qualquer lugar. Para ler livros físicos, preciso de um lugar com boa luminosidade.

6) quando eu paro de ler e volto em outra hora, ele volta para a mesma página onde parei.
Se tu estiver usando dispositivos diferentes, ele sincroniza. Ou seja, posso reiniciar a leitura em outro dispositivo que ele "lembra" a página onde parei.

7) eu gosto de fazer resumos. Há opções para fazer COPIAR+COLAR. Copio os trechos que quero e colo num documento texto.
Assim, tenho resumos de todos os livros que leio.

8) há opções para marcar partes do texto com cores (como as canetinhas coloridas em livros de papel). Dá para marcar também páginas. Eu não uso estes recursos porque uso o recurso anterior.

9) pode-se fazer buscas por palavras no texto. Ele traz os trechos onde a palavra aparece.

10) em alguns aplicativos, depois que tu tá lendo há muito tempo, ele bloqueia a tela para tu descansar os olhos.

11) pode-se ver o índice a qualquer momento. E é possível ir para qualquer capítulo ou seção que esteja no índice bastando clicar no título.

Obs: na verdade, eu ainda compro livros físicos. São aqueles que ainda não tem edição em formato eletrônico. Geralmente, são livros mais antigos. Neste caso, procuro olhar os livros usados no site Estante Virtual, que reúne os maiores sebos do Brasil. Ali eles indicam inclusive o estado do exemplar, se tem anotações, se está amarelado, rasgado, etc.

Nenhum comentário: