sexta-feira, 26 de junho de 2015

Sobre previsões e causalidade



Previsão autorrealizável: alguém faz uma previsão que influencia as pessoas e a previsão acaba ocorrendo por causa disto.

Vejam este texto extraído de "O Sinal e o Ruído" de Nate Silver:
"Se um grupo de estilistas influentes chega à conclusão de que marrom será a cor em alta no ano seguinte e fabrica várias roupas marrons, contrata modelos e celebridades para vestirem
roupas marrons e exibe em lojas, vitrines e catálogos muitas peças marrons, o público pode
começar a agir de acordo com a tendência. Mas estão reagindo mais à publicidade dessa cor do que expressando uma profunda preferência subjacente por ela. O estilista pode parecer um “sábio” por ter “previsto” a cor da moda, porém, se tivesse escolhido preto, branco ou lilás, o mesmo processo poderia acontecer."

Previsão autocancelável: a publicação da previsão muda o comportamento das pessoas e altera a previsão. Por exemplo, na transmissão de doenças, se o governo fizer campanhas, a população muda seus hábitos e diminui a velocidade de transmissão. Ou aumenta o número de casos relatados (e os casos escondidos não estavam sendo contados).
 
Outro texto extraído de "O Sinal e o Ruído" de Nate Silver:
"Ozonoff acredita que esse fenômeno pode ser responsável, em parte, pela
velocidade com que a gripe suína pareceu se espalhar pelos Estados Unidos em
2009. A doença se disseminou com rapidez, mas parte do acentuado aumento
estatístico pode ter vindo de pessoas que notificaram aos médicos sintomas que,
de outro modo, teriam ignorado. Se os médicos quiserem fazer estimativas sobre o ritmo em que uma doença se espalha na população, o número de casos publicamente notificados
pode gerar resultados falhos."


Problema da causalidade:
o Big Mac é o sanduíche que vende mais porque fica pronto mais rápido, ou fica pronto mais rápido porque vende mais ? Se o McDonalds começasse a pré-preparar o McFish (mais unidades prontamente disponíveis), ele seria o mais vendido ?

Mais um texto extraído de "O Sinal e o Ruído" de Nate Silver:
"A situação pode ser comparada à notificação de crimes: um número elevado de roubos registrados em um bairro é consequência de policiais mais vigilantes, que detectam crimes que antes não conseguiriam, ou da facilidade de registrá-los? Ou, ainda, de o bairro estar se
tornando mais perigoso?"

Sobre o problema da causalidade, Levitt e Dubner (no livro "Freakonomics: A Rogue Economist Explores the Hidden Side of Everything") afirmam que a redução de crimes em 1990 pode ter como causa a legalização do aborto no início da década de 1970.


Nenhum comentário: