Um amigo me perguntou que conteúdos seriam essenciais a um
bom curso de pós-graduação nestas áreas (do título). Pois bem, relaciono aqui
minha opinião. São conteúdos mas bem poderiam ser disciplinas do curso. E não
necessariamente nesta ordem.
·
Introdução
É importante estudar o contexto atual de dados e análise de
dados. Isto inclui estudar o que está acontecendo com as organizações depois da
globalização, advento da Internet e redes sociais, e com a evolução da
tecnologia, do marketing e do consumo.
Não se pode deixar de estudar o que é Big Data e o que o
caracteriza.
Entender a "information explosion" a partir das
tecnologias e as mudanças que acarretaram na sociedade.
Isto tudo sem se desconectar da História, a nossa História
da Humanidade.
·
Tecnologias da Informação
É importante conhecer as tecnologias da informação que
permitem coletar, armazenar, tratar e disseminar informações.
Isto inclui o estudo de técnicas (explícita, implícita e por
inferência) e tecnologias (sensores, dispositivos, etc) para coleta de dados.
Dando especial ênfase às tecnologias móveis. A computação pervasiva e ubíqua
(informação anytime anywhere) é um dos tópicos chave neste
conteúdo.
Não se pode também deixar de estudar como as TI se conectam
com máquinas e sensores. Isto tudo pode ser resumido no tópico Internet das
Coisas (IoT).
Com menor ênfase, mas também com importância, deve-se estudar
tecnologias para disseminação de dados (3G/4G, wifi, Near Field Communication,
etc).
·
Epistemologia
Estudar o que é conhecimento, de onde vem, como se armazena, como se valida,
é essencial para entender Business Intelligence/Analytics e entender a
importância do Big Data. Aqui deve-se retroceder no tempo para entender a
História. Começando com estudos gregos sobre o assunto, passando pelo
Iluminismo, Empirismo, lógica, método científico, descobertas científicas e
até, porque não, estudar as correntes contrárias ao conhecimento, como a
Inquisição e o Nazismo.
·
Gestão do Conhecimento
Estudar as técnicas e ferramentas para gerenciar o
conhecimento, suas formas de coleta, armazenamento, disseminação, etc.
Um ponto interessante é estudar as formas de incentivo para
que pessoas numa organização coletem, armazenem e compartilhem conhecimento.
Não deixar de tratar capital intelectual e ativos
intangíveis.
·
Estatística Aplicada
Cada vez mais precisamos entender como aplicar estas
técnicas e como interpretar seus resultados. Em especial, estudar como gerar
amostras. O importante aqui não são os resultados matemáticos, mas as técnicas e
como empregá-las.
Não se pode deixar de estudar a influência de ruídos nas
análise e interpretações (bom livro sobre isto é o do Nate Silver, "O
sinal e o ruído").
·
Software para BI/BA
Aqui vale momentos de prática em laboratório, experimentando
com software e computadores o que realmente acontece quando temos dados disponíveis.
·
Data Mining
Complementando o tópico anterior, estudar as técnicas de
mineração e poder aplicá-las em casos reais. Em especial, aprender como é feita
a preparação de dados e amostras, e a interpretação de padrões estatísticos no
contexto do domínio.
·
Métodos e técnicas para Investigação Científica
Começamos com o método científico de Descartes. Mas também estudar
os métodos empregados pelos grandes cientistas, como Isaac Newton (síntese-análise),
Galileu Galilei (método da observação), Darwin, Franklin, etc.
Mais recentemente fala-se em e-Science, o 4o paradigma.
Aqui pode-se também estudar como funciona o diagnóstico
médico e a perícia criminal.
·
Análise de Causas e Correlação entre Eventos
Alguns chama de Link Discovery (descobrir relações significativas
entre eventos). Mas podemos incluir análise de causa raiz, aprendendo com
engenheiros.
·
Complexidade
O mundo está mais complexo. A vida das pessoas e o
comportamento das organizações e relações comerciais também. Big Data inclui
como característica a complexidade. Entender suas características, regras
universais e modelos que permitem entendê-la é importante para poder
compreender a complexidade dos dados e sistemas.
Também é possível estudar a relação entre sistemas e
humanos, e como um influencia o outro (e vice-versa). Um dos assuntos do
momento é user experience.
·
Pensamento Sistêmico
Entender sistemas pelo ponto de vista do pensamento
sistêmico é mais que analisar somente as partes que compõe o todo. As relações
internas e externas também influenciam o comportamento do sistemas.
·
Negócios e Planejamento
Estudar o alinhamento da TI com os negócios, as técnicas,
métodos e ferramentas para planejamento
estratégico.
Isto inclui não só entender as divisões e relações entre
objetivo, recursos e operações, mas também compreender a importância de
pessoas, processos, dados e infraestrutura, como um todo indivisível.
·
Negócios - conceitos básicos e empresariais
Para quem não é formado na área, seria bom entender as
técnicas e ferramentas atuais para gerenciar negócios, compreendendo as partes:
financeiro, estoque, logística, produção, vendas, relações com fornecedores,
marketing, vendas.
E isto tudo no contexto atual de empreendedorismo e os novos
modelos de negócio.
·
Economia Básica e Aplicada
Eu sugiro também que se abram as mentes para que possamos
entender a economia mundial atual, onde a globalização, capital, tecnologias,
etc. agem formando um complexo que acaba influenciando as empresas e
profissionais.
Aqui pode-se estudar a História, tentando entender as
origens da riqueza e pobreza das nações, os indicadores de riqueza e
desenvolvimento humano, as desigualdades, especialmente de renda per capita. Isto
inclui também o estudo da sociedade moderna, o capitalismo e o socialismo hoje,
o consumismo e o papel dos governos e da livre iniciativa.
·
Prática de Análise de Eventos e Causas
Após tanta teoria, seria bom que os alunos realizassem
projetos reais para entender como se dá a investigação e análise de dados para
atingir objetivos de negócio.
·
Projeto de Big Data
Definir uma arquitetura de dados, como, quando, onde serão
coletados, e como serão armazenados e analisados. Isto tudo em função do negócio.
·
Projeto de Business Analytics
Complementando as práticos anteriores, pode-se fechar o
curso com um projeto de análise de dados para apoiar decisões específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário