domingo, 1 de dezembro de 2013

A importância da mesa de bar para as organizações: informalidade em ambientes e na comunicação

Conforme Carl Sagan no livro "Os Dragões do Éden", o lado esquerdo do cérebro é que domina os humanos. Este lado é lógico, sistemático. É ele que avalia o passado e planeja o futuro. É responsável pela matemática e pela linguagem. É também o lado onde estão os escrúpulos. É ele que nos controla para não fazermos (ou mesmo pensarmos) coisas imorais ou fora da realidade. É sequencial, pois trata cada unidade de informação a seu tempo.

Já o lado direito é o lado criativo, responsável pelas imagens. E as imagens vieram antes da linguagem. É o lado que não tem regras nem controles. É também quem recebe os estímulos do mundo externo. É o agora, o presente e o local. É paralelo, pois trata todos os estímulos simultaneamente.

A brilhante palestra da Dra. Jill Bolte Taylor (acessar aqui) fala sobre como uma neurocientista estudou o derrame cerebral acontecendo consigo mesma e dá boas informações comparando os 2 lados do nosso cérebro.

Durante o dia, quem domina é o lado esquerdo. Temos regras, bom senso, não fazemos nem pensamos coisas erradas. Mas de noite, quando dormimos, o lado esquerdo está dormindo e aí o lado direito é que toma conta. Por isto sonhamos coisas loucas (por exemplo, infringindo leis da Física) e impróprias (sem escrúpulos).

Certos tipos de atividades exigem mais do lado direito. Criar ou solucionar problemas por exemplo. É por isto que muitas soluções e ideias criativas acontecem durante a noite, quando estamos sonhando ou quase dormindo. A revista Info da Editoral abril, na edição de janeiro de 2012, fez uma reportagem de como interferir nos sonhos para ter mais criatividade. Dizem que Paul McCartney sonhou com a música "Yesterday". E assim há outros tantos casos de ideias e soluções que surgiram durante uma noite de sonhos.

O interessante disto tudo é transpor tais sugestões para as empresas, para reuniões de criatividade, de soluções de problemas ou de comunidades de prática. O melhor seria fazer tais reuniões numa mesa de bar.

A mesa de bar é o local onde todos os problemas são solucionados. Ali a gente inventa um pouco para tudo e tem as melhores ideias, ou descobre as melhores soluções. Isto acontece porque o local alivia a pressão e diminui o controle do lado esquerdo do cérebro. Libera nosso lado direito, afastando amarras e gerando pensamentos novos. Quebramos as leis da Física e as regras da empresa. Somos mais criativos. Usamos mais as imagens do que palavras. Na mesa de bar, o lado direito domina o esquerdo.

E provavelmente estamos longe do chefe. E fora da empresa podemos dizer qualquer coisa sem compromisso. Num ambiente relaxado, as ideias fluem melhor, as pessoas perdem o medo de falar e o medo do ridículo.

Este tipo de situação foi bem retratada no filme de Woody Allen "Meia-noite em Paris". E Steven Johnson escreveu no livro "De onde vêm as boas ideias" (clique aqui para um vídeo com o resumo do livro) sobre a importância dos cafés parisienses na Belle Époque e do salões no Iluminismo. Ele também falou que antigamente as pessoas usavam bebidas alcoólicas para liberar o lado direito. Hoje o estimulante é o café. Mas para mim a Coca-Cola funciona.


Empresas devem usar as salas de convivência, os corredores, os encontros na happy hour ou no almoço para que as pessoas discutam mais sobre problemas e soluções. Também devem usar ambientes criativos e que libertem as ideias. Veja na figura abaixo imagens de ambientes de empresas criativas como Google, Microsoft, Dropbox e Facebook.


Nenhum comentário: