segunda-feira, 14 de maio de 2018

Memória organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos explícitos e tácitos

Memória organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos explícitos e tácitos
(livro grátis)

LOH, Stanley. Memória organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos explícitos e tácitos. Porto Alegre, 2018.
Número de ISBN: 978-85-916683-9-7




Resumo:
Esse é um livro essencialmente prático. O objetivo é transmitir técnicas e métodos para ajudar pessoas e empresas a coletar, armazenar, organizar e recuperar conhecimento explícito. 
O conteúdo principal gira em torno de formas para armazenar conhecimento. Já que o conhecimento é diverso (representado pelo 3º V do Big Data), há muitas possibilidades de formatos para guardar conhecimento. Dependendo do formato, também haverá formas diferentes para recuperar conhecimento, as quais também são discutidas neste capítulo. 
Mas o livro também discute como se dá a coleta de conhecimentos e como podemos organizá-los. 
Também são discutidas formas para validar conhecimentos, isto é, para saber o que é verdade. Esta seção inclui um pequeno estudo sobre Fake News. 
Enquanto a primeira parte do livro fala de conhecimentos explícitos, a segunda parte trata da criação de conhecimento tácito e de modos para mantê-lo dentro da empresa. 
O livro começa discutindo a importância de coletar e armazenar conhecimentos explícitos, para que futuramente possam ser recuperados e reusados. Também discute a importância de gerenciar conhecimentos tácitos, os quais não podem ser armazenados em meios físicos, mas podem ser gerados e recuperados, mesmo estando na “cabeça” das pessoas. 
O capítulo 2 discute os 3Vs do Big Data, ou seja, como o volume, a velocidade e a diversidade de informações está afetando a vida das pessoas e as organizações. 
O capítulo 3 apresenta e discute técnicas para coleta de conhecimento, bem como aspectos inerentes a esta etapa, que podem inibir ou motivar pessoas a registrarem conhecimento.
O capítulo 4 apresenta várias formas que existem para armazenar conhecimento. Já que o conhecimento é diverso (representado pelo 3º V do Big Data), há muitas possibilidades de formatos para guardar conhecimento. Dependendo do formato, também haverá formas diferentes para recuperar conhecimento, as quais também são discutidas neste capítulo. 
O capítulo 5 discute formas para organizar o conhecimento, uma vez que ele se encontre armazenado. Isto facilitará a futura recuperação dos conhecimentos. 
No capítulo 6, são discutidas formas de validar o conhecimento coletado e armazenado, ou seja, como saber se é verdade ou não. 
O capítulo 7 começa a discutir conhecimentos do tipo tácitos. Neste capítulo, discute-se a importância do conhecimento tácito e como ele vem de pessoas inovadoras e visionárias. 
O capítulo 8 discute como a criatividade pode ajudar a gerar conhecimentos tácitos. Neste capítulo, são discutidas diversas técnicas para melhorar a criatividade. 
O capítulo 9 apresenta como adquirir conhecimento tácito pela sabedoria das massas ou multidões. 
O capítulo 10 trata do registro de patentes e como isto pode ser uma boa forma para registrar conhecimentos explícitos, seja sobre produtos ou processos da organização. 
O capítulo 11 complementa este livro falando da cultura organizacional e das diferentes dimensões culturais que existem. 


Baixar formato pdf

Baixar formato MOBI