terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Os 5Vs do Big Data e suas implicações

LIVRO GRÁTIS

Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor: 
Como os 5 Vs do Big Data estão impactando as Organizações e a Sociedade

Baixar aqui

Resumo:

A sociedade, as organizações e as pessoas estão cada vez mais gerando, armazenando e usando mais dados. O grande volume de dados é a primeira característica do fenômeno pós-moderno conhecido como Big Data. A quantidade de dados melhora a tomada de decisão mas exige cuidados como análises corretas e foco para evitar prejuízos com a chamada sobrecarga. Este livro discute o impacto do crescimento exponencial, as diferentes formas e tecnologias para coleta de dados, as dificuldades para lidar com tamanho volume e ferramentas que podem nos ajudar a encontrar utilidade nos dados.
A segunda característica do Big Data é a grande velocidade com que dados são trocados entre pessoas, organizações e países, através de tecnologias da informação e comunicação. A velocidade ajuda a tornar as decisões mais rápidas, mas também faz com que eventos de um lado do mundo impactem o outro lado em minutos. Além de discutir o impacto desta velocidade na sociedade, este livro discute também as formas de disseminação da informação e os fatores que influenciam a velocidade de transmissão.
A terceira característica original do Big Data é a variedade dos dados. Hoje podemos coletar e armazenar dados em formatos estruturados ou não estruturados, como textos, imagens e sons. O livro apresenta os diferentes formatos de dados (incluindo grafos, mapas, redes, etc.) e ferramentas para lidar com eles. O livro também discute os benefícios de se ter dados tão variados e as dificuldades que advém desta diversidade.
A quarta característica do Big Data a ser analisada é a veracidade dos dados. Quando podemos confiar numa informação ? O que é uma fonte confiável ? Como confirmar uma informação, como saber se algo é verdade ? São questões discutidas neste livro, além dos males que fake News e informações não confiáveis estão causando na sociedade.
A quinta característica do Big Data é o valor dos dados. De nada adianta ter dados se eles não puderem ser transformados primeiro em informação, depois em conhecimento e por fim servirem para resolver problemas (inteligência e sabedoria). Este livro discute o que é uma informação de valor e como medir tal valor. Também são discutidos impactos que dados valorizados podem causar em relações entre empresas, pessoas e sociedades.
Por fim, o livro aborda a questão da complexidade de dados e como isto está gerando sistemas e organizações mais complexas, mais difíceis de serem entendidas e gerenciadas. 
Na introdução, apresentamos os benefícios do Big Data e discutimos o uso de dados com estatísticas em contraposição a intuições.



2 comentários:

Tiago Lugatto disse...

Repleto de referências, abre um leque de conhecimentos para desenvolver meus estudos.

Obrigado Stanley,
por dispôr esse rico material de estudo gratuitamente!

Unknown disse...

Oi Stanley. Estamos promovendo um evento sobre Big Data na cadeia do leite aqui nos EUA (http://wdmc.org/wp-content/uploads/2018/12/CDCB-Meeting-Reno-1-25-2019-with-WDMC.pdf) e teu livro veio bem a calhar. Ja baixei e vou ver se aprendo um pouco! Grande abraco, Joao Durr