sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Livro "Disseminação de Conhecimento"

Disseminação de Conhecimento: como a informação se espalha e por que as pessoas compartilham conhecimento, memes, fofocas e boatos.


Este livro é o terceiro de uma série ou trilogia sobre conhecimento, começando com estes dois:

LOH, Stanley. De onde vem o Conhecimento: depois do diálogo entre Sócrates e Teeteto. Porto Alegre, 2018.

LOH, Stanley. Memória organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos explícitos e tácitos. Porto Alegre, 2018.

Resumo:

Este livro procura estudar como conhecimentos e informações se espalham, procurando auxiliar os que pretendem melhorar suas técnicas de comunicação, levando informação de mais qualidade, alcançando mais pessoas e as pessoas certas, aumentando a velocidade da disseminação e utilizando os recursos apropriados.
Na parte II, veremos como se deu a evolução da disseminação de conhecimento e informações durante a evolução do próprio gênero Homo, incluindo o surgimento da linguagem, da escrita e do alfabeto.
Na parte III, apresentamos os aspectos e fatores envolvidos na disseminação, tentando explicar como a informação se espalha. Esta seção discute como o tipo de rede física ou social pode interferir, como certos tipos de pessoas impulsionam a disseminação numa rede, a força do hábito e da imitação, a influência do grupo sobre indivíduos, a confiança e a reputação, a atenção e as limitações da memória humana, etc. A seção também defende com argumentos que o meio interfere na disseminação, ou seja, compara formatos como texto, imagens e sons, e debate a comunicação verbal e a não verbal, dando ênfase aos meios digitais.
Na parte IV, o livro debate o que motiva as pessoas a compartilharem informações, sejam boas ou ruins, sejam verdades ou boatos. Esta seção traz estudos científicos sobre técnicas de motivação de pessoas para o trabalho e discute fatores como incentivos financeiros, fama e exibicionismo, cooperação e virtude, altruísmo e reciprocidade, prazer e felicidade.
Na parte V, é discutida uma lista de barreiras à disseminação de conhecimento e informações.
A parte VI trata dos sistemas de recomendação, que são ferramentas e técnicas baseadas em software e sistemas de Inteligência Artificial, responsáveis por filtrar e encaminhar informações para pessoas, sem mesmo que estas precisem solicitar ou dizer do que precisam.
A parte VII traz discussões sobre técnicas e ferramentas para análise da disseminação. O uso de representações gráficas como grafos e diagramas podem ajudar a entender o processo de disseminação e até mesmo auxiliar em cálculos de velocidade e alcance.

Nenhum comentário: