terça-feira, 16 de setembro de 2014

livro grátis sobre "A História do Lucro - suas origens, evolução e estado atual"

Comecei este livro como um capítulo específico do meu futuro livro sobre "A História do Empreendedorismo". Mas como o livro ainda vai demorar, resolvi publicar os escritos como um livro à parte.
Como anexo final, há a "história do dinheiro".

Link para livro grátis (free e-book):
http://www.intext.com.br/livro-lucro.pdf


Resumo:

O livro começa explicando uma classificação para tipos de lucro (distal, proximal, lucro verdadeiro e lucro falso). Há uma tentativa de explicar a origem do lucro, de onde veio ou como surgiu. Discute-se a diferença entre valor e preço, o preço das coisas pelo valor de mercado (o lucro falso), e há uma discussão sobre valor a partir da raridade ou pela fartura (popularidade). Depois, há capítulos individuais para discutir o lucro sem produção, o lucro por possuir bens ou propriedades e o lucro a
partir do dinheiro.
Um capítulo importante é o que trata da divisão do lucro entre envolvidos. Quem deve ficar com a maior parte: empresário, quem empresta o dinheiro, trabalhador ? Ou devem todos dividir igualmente os resultados ? Neste sentido, discute-se também a meritocracia. Há também um capítulo discutindo o lucro como incentivo para empreendedores. Depois, discute-se a perda de referencial nos preços e como a ganância dos empreendedores afeta o lucro e os preços finais.
Há uma tentativa de mostrar que o lucro pode gerar benefícios para a sociedade e que é possível fazer
negócios lucrativos mas também socialmente úteis (social business).
O livro termina com uma discussão sobre os valores incomerciáveis das pessoas, com uma discussão sobre a redistribuição de renda e uma proposta final para diminuir as desigualdades.
Como anexo final, há a "história do dinheiro".



Segue o sumário:


Nenhum comentário: