Eu escrevi este material em 1989 e nunca publiquei, a não ser como relatório técnico interno no mestrado.
Recentemente vi inúmeras discussões sobre o mesmo assunto, principalmente por pessoas que trabalham com metodologias ágeis, sendo que entre os 4 princípios básicos estão a colaboração com o cliente e a comunicação/interação dentro do time de desenvolvimento de soluções.
Por isto, senti-me obrigado a publicar este material como um livro. Acrescentei pouca coisa, mas nem por isto o conteúdo é ultrapassado. Pelo contrário, só estou publicando o livro porque o conteúdo dele é ainda muito atual e precisa ser conhecido por parte de Analistas de Sistemas.
O tema do livro é a comunicação entre pessoas, mas o foco está em conceitos básicos que nem todos técnicos ou analistas conhecem. Há um resumo do livro no final deste post.
Apesar de o livro ser voltado para quem desenvolve sistemas de TI, o conteúdo pode ser útil também para qualquer pessoa envolvida em times, equipes ou projetos que busquem definir, projetar e desenvolver soluções para negócios.
O livro é grátis (free e-book) mas também está disponível para aquisição na Amazon em formato mobi.
Link para o livro:
http://www.intext.com.br/livro-comunic.pdf
Resumo do livro:
Este livro discute assuntos relacionados à Comunicação entre Usuários e Analistas de Sistemas. Começa discutindo a importância da comunicação para a Análise de Sistemas e apresenta as principais técnicas para coleta de dados. Após, o livro apresenta conceitos relacionados ao processo de comunicação em geral e discute o papel dos signos, através da Semiótica. Há um capítulo específico para tratar da comunicação linguística, discutindo problemas relacionados ao uso das línguas e palavras. Depois, há uma capítulo sobre os significados e o papel dos signos na linguagem. São discutidos problemas relativos à interpretação da comunicação, compreensão de significados e a influência das emoções na comunicação. Há dois capítulos específicos para tratar da comunicação oral e da comunicação escrita, dando dicas de como fazer perguntas, como realizar entrevistas, como ouvir, como ler e escrever para ser melhor entendido. Há um capítulo só sobre a psicologia da comunicação, discutindo as relações humans, a influência da personalidade e das emoções, a resistência às mudanças, a atenção. Também há um pequeno capítulo sobre a comunicação em grupos, tratando em detalhes das reuniões. Por fim, há dicas para Analistas de Sistemas sobre como lidar com usuários e sugestões de como realizar melhor a comunicação entre pessoas.
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